A tentativa frustrada do PT em emplacar o vice-prefeito na chapa de João Campos no Recife
Coluna do site FocoPolítico desta terça-feira (16)
Apesar dos esforços das principais lideranças do partido para indicar um nome como vice de João Campos (PSB) no Recife, os petistas já não têm mais esperança de que o socialista abrirá espaço na majoritária para o partido do presidente Lula.
Com os olhos voltados para 2026, o presidente Lula (PT) parece decidido a abrir mão da vice na chapa do PSB e já teria comunicado aos caciques pernambucanos que apoiará Campos, independentemente do espaço.
Fora da majoritária, o PT perde o tão sonhado protagonismo na capital pernambucana e começa a construir alianças para 2026. A governadora Raquel Lyra (PSDB) tem consolidado uma grande parceria com o governo federal e pode acabar entrando no radar do Planalto.
Enquanto isso, João Campos parece ter movido as peças certas do tabuleiro e muito provavelmente anunciará seu ex-chefe de gabinete, Victor Marques, que se filiou recentemente ao PCdoB, com o intuito de ser indicado como vice na chapa da Frente Popular do Recife.
CLIMA DE VITÓRIA — A governadora Raquel Lyra obteve uma vitória na Alepe ao garantir 28 deputados favoráveis à convocação extraordinária. A expectativa é que os projetos do executivo sejam aprovados.
FENEARTE — O presidente da Adepe, André Teixeira, comemorou o sucesso da 24ª edição da Fenearte, que contou com mais de 5 mil artesãos e contabilizou cerca de 320 mil visitantes que movimentaram R$ 108 milhões.
ACIONISTA — O empresário pernambucano Inácio de Barros Melo Neto investiu cerca de R$ 10 milhões e comprou 12,5% das ações da Americanas. Ele é sócio-diretor da Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) e foi vereador do Recife.
JOGANDO A TOALHA — Apesar de contar com o apoio da governadora Raquel Lyra, as poucas chances de vitória e o risco de sair menor do que entrou têm movido o deputado estadual Izaías Regis a desistir da candidatura em Garanhuns.
ELEIÇÃO DIFÍCIL — Em Pernambuco, prefeitos no segundo mandato encontram dificuldades para emplacar seus sucessores. Em cidades como Olinda, Ipojuca e Camaragibe o jogo não parece nada favorável para a gestão.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.