Haddad descarta candidatura nas eleições de 2026

Ministro é visto como possível substituto de Lula, mas afirma que não pretende concorrer no próximo pleito. O ministro...

Ministro é visto como possível substituto de Lula, mas afirma que não pretende concorrer no próximo pleito.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (17) que não será candidato nas eleições de 2026. Em entrevista à CNN Brasil, Haddad descartou qualquer intenção de concorrer a cargos como a Presidência da República ou o governo do estado de São Paulo.

“Não tenho intenção de ser candidato em 2026”, declarou o ministro, encerrando as especulações sobre seu nome como um dos possíveis sucessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Haddad já representou o Partido dos Trabalhadores (PT) em eleições majoritárias no passado. Em 2018, foi candidato à Presidência da República no lugar de Lula, que estava inelegível na ocasião, mas acabou derrotado por Jair Bolsonaro. Em 2022, tentou o governo de São Paulo, mas perdeu para Tarcísio Gomes de Freitas.

Apesar das derrotas, Haddad é frequentemente lembrado como um dos principais nomes do PT para liderar futuras disputas eleitorais. Ainda assim, o ministro enfatizou que está focado em sua atual função e satisfeito com o retorno de Lula ao comando do país. “Fiquei muito feliz com a volta do presidente Lula e com o trabalho feito por todos os partidos progressistas em defesa da democracia”, afirmou.

Com a declaração, Haddad afasta os rumores de uma eventual candidatura, mantendo o foco nas questões econômicas e no fortalecimento de sua gestão à frente da Fazenda.